Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos
Somente Para Você
I
não permitas que os espinhos que te cercam machuquem tua alma. e se não conseguires evitar que venham a te ferir, não te permitas sucumbir à dor de suas aguilhoadas, erga-te altivo e sejas forte e imponente como a soberana montanha que teus pés caminham.

diante dos obstáculos da vida, sejas humilde a ponto de reconhecer quando tua alma menina necessita de amparo, de estímulo e da força de uma mão estendida, mas sejas sempre homem forte e corajoso, homem que não teme as adversidades que surgem na curva da estrada, que suporta com altivez a dor da flecha que amiúde a vida crava no peito e que não se curva diante dos espíritos pendidos ao mal e ao desamor.

permita que tua alma se enterneça com o olhar saudoso e experiente de quem já caminhou todas as trilhas da vida e agora aguarda o chamado para trilhar as últimas ondas do tempo.

deixe-te tocar tua alma com o sorriso da criança, com o botão de flor na espera de se abrir, com o céu que tantas e tantas vezes beija a terra através da névoa que nos esconde até de nós mesmos, com a luz da manhã que nasce só para ti a cada abrir da tua janela, nos raios de sol que aquecem as flores do teu jardim e dançam arco-íris de luzes diante dos teus olhos iluminados de amor.

plante flores, mesmo entre as pedras... jogue sementes do amanhã, mesmo que a vida não te faça promessas de futuro...

permita-te amar e cuidar com zelo desmedido a terra que um dia disseste ¨aqui, bem aqui, quero viver e morrer¨.

ame, sim, ame, com toda intensidade do teu ser e deixa-te ser amado pois de tudo o que plantamos e colhemos durante nossa existência o amor é a única semente de paz e o único fruto duradouro, eterno e capaz de transformar, de tornar melhor e mudar o mundo.

estejas aberto a mudanças, mas nunca deixe de ser você mesmo e nem abra mão de teus valores fundamentais, sejam eles o temor à Deus, o amor, o respeito, a amizade, a honra, o dom de compreender, o talento de brincar e dançar com as palavras, a sabedoria de guardar o que é mais precioso, o orgulho de ser homem e poder amar uma mulher, para além do que os olhos podem ver...

amá-la como homem nenhum amou, honrá-la e dela cuidar com o coração disposto ao sublime, ao perene, ao sobrenatural, mágico e inexplicável toque do amor...

II
e se você se deparar com os momentos difíceis, de dor e sofrimento, com que a vida nos depura, busque forças no Deus que te criou, que te conhece inteiro pois te teceu com a força do amor no interior de tua mãe.

abra o coração para a sabedoria e deixe que ela te ensine a ser livre e voar como os pássaros e as borboletas, os céus da tua vivência.

não tenha medo de abraçar o amor que já fincou raízes nas grutas mais secretas de teu coração, não fuja de seus anseios e nem se deixe perder na escuridão dos que o repudiam. é ele que te liga à terra, que te faz viver e caminhar sonhos para manter o coração batendo.

afaste o desespero da alma. ela já encontrou o que procurava sem nem mesmo saber - um lenitivo de vida -, e sabe o endereço da paz, das sombras de refrigério e das nascentes de água e pão para matar a sua sede e fome.

não te enganes a ti mesmo tentando esconder teus sentimentos, pois és homem sábio, e já descobriste que podes escondê-los do mundo... mas nunca de ti mesmo.

não olhes para trás... as águas que já passaram não podem ferir mais do que já feriram e não voltam mais o que ficou, e o que por algum motivo deixaste escapar de tuas mãos ou permitiste ser levado por elas...

não lamente mais as perdas que a vida te carregou sofrer... se desenrole da dor e acredita que Deus leva para a paz os justos e os piedosos antes que venha o mal... foi para proteger seus espíritos de caminhos que não suportariam trilhar que o Criador os aconchegou em seu colo de amor.

mas tu vives !!! a ti é dado este presente !!!

por isso, viva intensamente cada minuto do tempo que te é concedido... eles são tão curtos e passam tão rápido, fazendo parte de ti, mesmo que os desperdice... por isso viva-os... não os deixe se perder.

não te achegues na solidão, nem te abrace com o medo, lembre-se que ninguém nunca está sozinho e o medo é mais um desafio a ser vencido para o nosso crescimento.

faça tua alma bailar na música da paixão de viver, tecendo com teus dedos de meiguice a poesia da tua vida - aquela que te revela - que traz à luz o teu interior apaixonado e aquecido de ternura e amor...

III
continue esperando o teu maior sonho se realizar.

as coisas mais importantes, as que mais são esperadas, quando chegam nos fazem viver alturas de felicidade.

mas, não sejas homem de apenas sonhar, sejas homem de também fazer, de caminhar em direção ao sonho e preparar as pedras do seu caminho até você...

aquieta teu coração... a vida sabe as cores do teu sonho e que juntas elas formam um arco-íris de azul e branco que iluminará a noite dos solitários e perdidos, dos desacreditados de si mesmos, dos que não tem mais esperanças mas ainda sonham um dia encontrá-la.

direciona teu olhar a alcançar o que almeja teu coração. você pode chegar lá e tocar com as mãos o que hoje só é realizável na escuridão e silêncio da noite, quando as estrelas dormem, os olhos se abrem e os sonhos acordam para viver.

vá adiante. caminhe sempre, sem parar... vá sempre em frente...

tua alma encontrará a flor que brotou da semente que jogaste e teu coração bordejará luzes e cores, que causarão estrondo cujo som será ouvido pelos anjos que escreveram nas pedras o nome da perenidade do amor...

IV
e se de nada mais te recordares de nosso tempo, relembra que um dia teus olhos encontraram uma tosca e desacreditada semente de flor e que a plantaste e regaste até ver o seu desabrochar...

relembra que ela nasceu prá te amar e foi feita de cores calorosas de vida para encantar teus olhos, tremular de felicidade o teu coração e colar-se em tua alma, pois dela tinha  despreendido durante as tempestades dos perdidos do tempo.

e se ela de dor te feriu, se seus espinhos foram mais fortes do que o seu perfume, se suas arestas ponteagudas cortaram mais do que o veludo de seda de suas pétalas é porque não soube se achar na surpresa de ter nascido no mesmo lugar de onde tinha partido.

esquece seu pecado, perdoa suas faltas, e lembra somente que ela ainda sabe amar, que guarda no escondido da alma seus desejos e sonhos mais íntimos e que sempre, plantada em teu jardim, te espera a cada aurora do dia para que teu coração sinta que suas flores ainda contém perfume...

V
Como se esquecer daqueles sonhos nos quais plantamos nossas esperanças?

Criaram raízes, estão cravados profundamente, assim como uma adaga que não se pode mais arrancar do coração.

Que é esse grito que ouço?

Um sinal de contradição de minha voz? Um apelo? Uma resposta?

Um grito que me diz que ainda sou ouvida e me arranca outra vez de mim mesma?

O amor que nos une é daqueles que nos fazem acreditar no inexprimível.

Triunfa sem sequer dar-se ao trabalho de conquistar a terra prometida, inconsciente das rupturas que causou no tempo, das tragédias que fez explodir por causa de mal entendidos, dos destinos cujo curso mudou para sempre.

E essa expressão de paz e caos, ao mesmo tempo sonhadora e fascinante que o peito sente?

Como se, descobrindo um aspecto inusitado da criação - dos inversos que se juntam, dos contrários que se atraem, dos pólos que se tocam -, se interrogasse dos caminhos desconhecidos mas cheios de encanto em que se embrenha o coração que ama tão forte, tão apaixonado, tão amante... como nunca ainda sempre amou...

VI
e quando o dia amanhecer e teus pés se perderem calados por entre as brumas que revestem a montanha, aproveita o silenciar para refletir a vida e as pessoas que ela contempla.

lembra-te que aqui nesta terra existem espíritos inóspitos e amargos e outros prenhos de luz e doçura de viver.

sejas tu um raio de luz a iluminar a vida dos que te rodeiam e faça resplandecer teu ser de amor e bonança de paz....

colhe as flores que nascem para ti e aprecia o entardecer que fulgura uma noite de sonhos e anseios realizados.

permita-te ser tomado pela paixão pela vida, à ponto de sacrificar-se em prol de sua existência.

siga sem medo os espíritos guerreiros que revolucionam para a paz, que transformam o mundo em um refúgio de amor, que demolem preconceitos, seduzem pedras e quebram os pedestais dos quadros de nossa vida transformando-os em brasas vivas para acalentar almas cansadas e curvadas pelo peso do tempo e da vida.

granjeie amigos e seja um deles também. e lembra-te sempre que a amizade não é uma questão de dogmas e princípios mas está alicerçada no amor e quando alguém finca raízes em nosso coração não há como arrancá-las dali com tanta facilidade.

atenta sempre para o fato de que as mulheres tem necessidade de harmonia e não conseguem viver sem estar sempre se aquecendo ao calor de seus próprios sentimentos. por isso amiúde uma certa mulher maria necessita desnudar o espírito e a alma em teu colo...

e acredita: existem homens que são loucos... que se dobram ao medo e preferem o hábito da comodidade à felicidade... à felicidade de amar e serem amados... mas isso pode mudar... basta desejarem deixar de apenas sonhar e moldarem o barro para construir estradas de realidade...

consagre sempre seu coração ao auxílio dos doentes, não se amarrando aos compromissos do cotidiano como desculpa para ao seu lado estar nos momentos de maior fragilidade e necessidade.

pelo gosto, e não por força das circunstâncias, tenha prazer em ouvir os experimentados da vida. ouça-os contar suas histórias, falar do seu passado, do legado que outorgam aos filhos, das tradições que cultuam, do Eterno que adoram em amor. eles precisam compartilhar para continuarem vivendo a história nos que os ouvem...

evite disputas e as feras agourentas da política podre e caústica que tem prazer em frangalhar espíritos guerreiros e reduzem comunidades à farrapos de cinzas. afaste-se deles. são corruptos e sem escrúpulos... não tem nada a ensinar de valor e só sabem destruir construindo em benefício próprio...

seja irmão dos que fazem seus pedaços de terra frutificarem e produzirem flores para alimentar e encantar almas famintas e sedentas do mundo. são essas as vidas que fazem... que acontecem e lançam à sua frente sonhos, expectativas de futuro e horizontes de possibilidades...

trabalhe para a subsistência do cotidiano e não amealhe fortunas que só servirão para os que não são flores nem frutos, mas cardos e espinhos a envenenarem uns aos outros de morte e dor.

não se aproxime de querelas religiosas que só ensanguentam e mancham de lama o mundo cristão. acredita e busca a espiritualidade real, que dá vida, que transforma, que alenta e faz o coração tremer de felicidade em adoração e louvor.

não tenha medo dos rumores do sopro do vento nos ramos, e nem das folhas que caem ao balançar de suas brisas, sem poder conter seu destino e caminho... ele carrega em seu seio a dor e a felicidade das estações que mantém girando a mola da vida da natureza, do ser humano e do todo do universo.

e por fim... nunca te esqueças que existe um elo à ligar nossas almas, um fio dourado de amor, respeito, amizade e ternura, que nunca, nunca se quebrou - embora tantas vezes tenha se rompido - e se fortalece nas tempestades, nas interpéries que o desatino do tempo nos arma.

não esquece em nenhum momento que mesmo sendo diferentes um do outro, somos semelhantes, somos iguais. e é isso que nos aproxima, nos faz ficar perto e nos constitui valor que perdura para a eternidade.

nunca deixe endurecer o teu coração, pois ele é morada do meu e a fragilidade que carrego se fortalece na ternura e delicadeza com que me tocaste a alma na primeira vez que nossos espíritos se reencontraram...

enterre as mágoas e feridas que cresceram chagas e romperam o fio de ouro por tantas vezes... elas aconteceram numa época em que muitas coisas ainda estavam ocultas ao espírito da flor...

hoje, na segurança do amor que floresce primaveras de já tantos milênios em meu peito, o tempo é diferente e iluminado pela certeza de sua presença em mim, tecendo sólidos fios de felicidade que modificam meu olhar interior...

por isso, hoje, o fio não pode mais ser rompido...

sinta-o ligando dois espíritos que são apenas um...

vai... fecha teus olhos enquanto teu coração me visita, e navega na doce sensação de estarmos sempre unidos em pensamento, sem inquietação, na verdade sem ausências, na confiança e sua imunidade de luz...

VII
não se permita vacilar diante da dúvida, nem arquear o andar dentro das tempestades que a vida assola.

não se prive das lágrimas quando teu coração se encher de dor e saudade. elas purificam a alma e a mantém saudável.

e se o coração lhe pesar, não hesite em compartilhar o que lhe inquieta.

quando compartilhamos, a carga se torna mais leve e fácil de carregar...

como Jesus Cristo fez ao buscar seus amigos em momentos difíceis, não tenhas vergonha de buscar conforto em quem confias para os seus conflitos interiores.

não se deixe abater ou vencer por eles, ou pelos caminhos de sofrimento. veja-os como trechos depuradores do espírito que a vida nos dá a percorrer para crescermos, nos fortalecermos e nos deixarmos iluminar como o ouro depurado no fogo...

não se misture com aqueles que fazem da imoralidade uma virtude, que seguem apenas os seus dogmas e se absolvem em transgredir leis que só o outro deve cumprir.

tenha espírito de justiça, não se mostre indulgente com o vício, mas ame com amor desmedido e coração caridoso, o que a ele desatinadamente se entregou.

que teus ombros fortes, possam ser apoio e amparo aos que possuem espírito fraco e sucumbem diante das adversidades e venenos que o mundo nos constrange todos os dias.

renda-se à ternura, à bondade e tenha gestos de compaixão para com os demolidos e enfraquecidos de espírito, alentando-lhes o que lhes falta, seja o amor, o alimento para o corpo, a alegria, a vontade de viver. saberem que alguém se importa, que alguém os vê, lhes dará forças para suportarem o martírio, dele vencerem e erguerem-se triunfantes diante da vida.

não se afaste do amor. seu coração necessita dele para continuar vivo e por isso não desdenhe desse néctar que a vida te oferece gratuitamente todos os dias nas palavras escritas para ti, na natureza que te cerca, nos presentes que te pertencem, na inteligência e sabedoria de teu próprio ser, que não existe por acaso..

caminhe sempre com firmeza, levando seus passos à frente com a certeza de saberes onde vais e a leveza própria dos guerreiros que não tem medo de conquistar novas estradas...

VIII
que sua mente não se entregue a pensamentos sombrios que possam confundi-lo e desviá-lo de seus objetivos.

que seu coração não contabilize apenas as tristezas, as coisas penosas, mas que em momentos difíceis, onde as lembranças, as ausências e as saudades ferirem mais, que ele possa se refugiar aqueles a quem é afeiçoado e buscar neles acalanto para suportar as agruras do “avaro” mundo...

que sua alma possa um dia enxergar que apesar de eu nunca compreendê-lo, de entender errado o que me dizia, de invadir seu mundo, sua vida, de estragar seu jardim, de me precipitar a falar e falar a ponto de que repudiasse minha voz... nunca fui sua inimiga... mas sempre, sempre fiel amiga, sincera, verdadeira... e por ser assim, agia como era, no fogo das situações, impulsiva, brava, confusa, de forma idiota até... mas verdadeira...

e saiba que sempre acreditei que fomos feitos para nos entendermos, para nos amarmos, “para sermos os melhores amigos”, para apoiar e ajudar um ao outro a encontrar o caminho do refúgio, a sombra de paz que apazigua o espírito de seus dilemas.

tenho saudades daquele tempo em que éramos tão unidos, quando tínhamos tanto tempo um para o outro, quando eu podia acompanhá-lo em sua caminhada por entre as estrelas, entre os eternos... saudade do tempo em que nos deixávamos completar, onde você me guiava por entre as estrelas e me ensinava a não me deixar levar por elogios fáceis, a não me deixar contaminar por vícios ruins...

você... meu guia, meu professor, meu mestre... meu irmão, meu amigo, meu amor... meu braço armado, pronto para defender-me das malícias da vida... eu... sua ávida aprendiz, sua feliz discípula, sua apaixonada aluna, sua menina, sua amiga, a mulher que lhe ama... e... a mulher frágil e perdida que precisa de seus braços feitos para permanecer em equilíbrio...

IX
E saiba que foi seu olhar em mim, em minha vida, os desafios irrecusáveis com que calçavas os meus pés, que presidiram em mim a verdadeira e imorredoura metamorfose...

Foi seu olhar demorado em minha vida que me ensinou a vivê-la de modo mais lúcido e sem subterfúgios... Foi sua amizade, sua confiança, sua ternura e amor, que reaqueceu meu coração.

Foi olhando para os seus olhos que me descobri merecedora de muito mais do que só os desacordos da vida, o infortúnio dos perdidos, a dor dos doentes e feridos...

E foi contemplando o que me deixaste ver de tua alma, de teu espírito, que encontrei o genuíno amor. E compreendo que jamais tornarei a encontrar esse amor em outro homem. Que homem nenhum me inspirará um sentimento semelhante.

E é por isso que esse amor deve permanecer guardado entre nós, puro, santo, longe das malícias e crueldades humanas - que não lhe permitiriam nem viver, nem preservar-se –, refugiado sem mácula no santuário de nossos corações ardentes e apaixonados...

X
e quando o relógio soar o anoitecer e o mundo dormir a tua volta... abra as comportas dos sonhos e faz voar tua alma aduaneira pelos vastos campos e rincões enluarados de estrelas.

ao romper da aurora, ergue os olhos para a montanha que sonolenta interiores secretos e misteriosos e saúda a vida com a disposição de teu sorriso.

paira à janela e com os olhos de vida recolhe as pétalas suaves das flores que desabrocharam só para encantar teus olhos, para aquecer tua alma de cor...

sente o vento levar os fios de teus cabelos, sinta-o acariciar tua face, acarinhar tua pele, fazer cafunés matinais para reavivar teu espírito para as lutas e conflitos do dia-a-dia...

esquece os dias taciturnos e roídos de preocupações quando laboriavas como um louco pelas esquinas da vida... erga os ombros, pois és um vencedor que não se deixou levar pelas interpéries do tempo e manteve-se firme em seus propósitos e alvos de vida.

valoriza a família, mesmo que as raízes que sobraram se revistam só de espinhos e abrolhos... acolhe o sentimento de pertença... pois sabes que fazes parte, sabes que pertences a linhagem mais pura, és filho do Pai que tudo sabe, e tua nobreza está no barro de que foi tecido teu espírito...

volta teu rosto para o amor e paramenta tua vida com a verdade e a justiça. são eles os baluartes que podemos erguer sem medo de errar, sem medo de não nos identificarmos, de não fazermos parte...

não sonhe com poder e riquezas, com o comércio explorativo, com o ganho pelos altos tributos que muitas vezes roubam a comida e a vida de alguém como a gente...

ouve o clamor dos pobres. escuta o martírio dos sofridos... eles buscam alento e paz... e você pode fazer mais do que já fez até hoje para mudar suas histórias, para transformar em estrada de flores o curso de suas vidas margeadas de espadas e espinhos...

não se entregue nunca diante de uma luta. não desanima... olhe para a frente, erga tua espada e lute... você vai conquistar a coroa da vitória e os louros pousarão sobre tua cabeça... como uma pluma soprada por lábios de amor a pousar no remanso do coração ardente de vida...

XI
sinta o que te fala a vida... uma palavra, uma sombra, uma pedra que voa pelo ar, o homem que alimenta um cão de rua, a passagem de um mendigo, a inquietude do pai que atravessa o carrinho de bebê pela faixa de pedestres... a mãe que acalenta o filho... a mulher do amanhã...

pressinta nas vozes da vida a sabedoria que invade tua alma e te faz pensar e filosofar sobre o mundo, o universo, o tempo...

mesmo que teus pés nunca pisaram as estradas reais, nem brincaram lépidos pelos atalhos dos campos principescos, tu sabes que a terra que pisas é sagrada, que o solo que tocas é teu legado de vida...

cuida para que esta terra não esmoreça de brotar sementes e faça dela tua herança de luz para o mundo, para a natureza que aprecias, que amas e que zela para que continues a viver...

se quiserem destruir teus sonhos, se desejarem quebrar tua vida, se tuas coisas e teu mundo, tão cuidado e com tanto zelo guardado, por alguém for pisoteado, destruído, estragado, queimado, correndo o risco de não ficar pedra sobre pedra, de não sobrar pó para contar história... reedifique pedra sobre pedra tua fortaleza... não desanima... você pode caminhar até onde teus pés carregam sonhos e os teus olhos alcançam do infinito do céu...

XII
e ouça: nunca perca a honra que reveste teu espírito. força e honra sejam os lenitivos a mover teus passos na tua caminhada pela vida...

aposto em ti. aposto em tua bravura, na tua bondade, na ternura que paira como um manto sobre o teu coração e te faz dobrar lágrimas e sorrisos diante das surpresas que a vida nos abastece...

não guerreie contra inimigos imaginários criados pelo medo que às vezes toma o coração do homem. arma-te de lanças e flechas e faze teu alvo os bandidos que escarniçam nossos direitos, agouram e queimam nossas vitórias e relíquias históricas conquistadas a sangue, suor e lágrimas em ferronhas batalhas pela vida...

ame com afeição protetora a flor que revestida de bondade derrama pétalas sobre as pedras do teu caminho... ela nasceu semente para esticar os braços para o sol, crescer e explodir em flores de primavera... mas... sem cuidados fenecerá diante dos olhos indiferentes do mundo...

faça com que as dificuldades cotidianas que lhe cavaram profundas olheiras na fronte queimada e rubra de sol, sejam degraus da escada dos teus sonhos... pise neles com firmeza e a certeza de que foram construídos somente para ti, somente para teu espírito guerreiro e enlouquecido de ânsias de vida...

XIII
não embargue teus sonhos e ideais. nem indefira teus planos que acalentaste ao longo da vida, só porque ela demorou um pouco mais para fazê-los realidade...

encaminhe tuas petições diariamente aos pés do trono de Deus. ele atende um coração humilde e carregado de esperanças...

use sempre de franqueza... seja reservado com os zombadores e não se incline sobre as suas mesas.... afasta-te dos que contaminam tua alma de tristezas, de decepções e abarrotam teu farnel de sonhos, de medo e angústias...

feche teu armazém de inutilidades antes que afundes com ele. erga o galpão de esperanças e abra o barril de pérolas que cerzes em teu interior... distribuas ao mundo... ele as busca insanamente...

não blasfeme nem consigne o mal que o mundo tão fartamente distribui com tua vida. eles não se reconheceriam em ti, pois foste salvo das garras da morte ao nascer, para erguer o bastião da verdade, da paz, da mansidão e da justiça, atrelado sempre à bandeira da ternura e do amor...

XIV
quando os golpes das adversidades te atingirem, não te deixes cair... levanta! procura soluções e não respostas... são as soluções que abrirão novas portas, esticarão outros caminhos e estenderão campos vastos de possibilidades...

não te perturbes, nem vaciles em proclamar teu ponto de vista. diga o que pensa, fala o que sente... seja você mesmo sempre... assim, forte e generoso como a montanha, abundante e envolvente como a neblina que a abraça a cada manhã...

fale e escreva a tua própria língua... que adianta aos sábios e filósofos remoerem o latim, conhecerem a história de outros povos e não saberem escrever a sua própria e a de seu povo???

os sonhos e desejos que acaricias no fundo de teu coração... realize-os... é na realização que escrevemos nossa história... na concretização que passamos a ser homens de também fazer e não de só sonhar...

não faça arder os pés de teus pais e avós, abandonando seus ensinamentos e deixando de aprender com suas vivências... para além dos mares que sonhamos maravilhas, também são necessárias sandálias e pedras para calçar estradas de esperança...

não traga à memória lembranças dolorosas... lembra-te que também elas acontecem e que podemos aprender com cada vivência, seja boa ou ruim.

lembra-te... as flores também tem espinhos e muitas vezes machucam mais do que o bálsamo aveludado de sua textura e a magia entorpecedora de seu perfume...

aquece-te na certeza de que após um longo inverno... a primavera chega... e a luz brilha arco-íris de cores em teu coração... crivado de amor...
Maria
Enviado por Maria em 27/01/2011
Alterado em 27/01/2011
Comentários