Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos
Verdadeiro Amigo
Fiz este texto num dos momentos mais difíceis dessa minha luta, que talvez você que não sabe, não entenda e não compreenda. Acho que só eu mesma que vivi os momentos que vivi, consegue entender o que foi mesmo, que crise foi essa que se abateu sobre mim. Para quem não viveu, e é de fora, tudo parece sem sentido, sem nexo, mas para mim, foi tudo vivenciado intensamente. E no meio da tempestade tudo se tornou negro, senti-me sozinha e abandonada até pelos amigos...

A amizade deve ser construída sobre o pedestal da confiança. Se não tiver confiança, não há sentimento de amizade que resista.

A verdadeira amizade fala a verdade, não esconde atrás de máscaras, coisas, situações. Um verdadeiro amigo, não permite que a vida do outro seja estragada ou mesmo que o outro faça algo que possa se arrepender no dia seguinte.

Um verdadeiro amigo não toma atitudes que sabe, só trarão dor e sofrimento para a vida do amigo. Um amigo verdadeiro não abandona o outro quando em meio a tempestade, quando sabe esse outro não compreende o que acontece, está com medo e não sabe mais o que fazer e nem para onde ir.

O verdadeiro amigo não mente, não engana e não permite que o seu amigo caia num furacão de mentiras e meias-verdades. O verdadeiro amigo não tem medo de ser ele mesmo. Não precisa fingir ser outra pessoa e não magoa, nem fere propositalmente.

O verdadeiro amigo percebe o que acontece com o outro, vê que ele está desesperançado, já não acredita mais em ninguém, e já nem sabe mais se o amigo é mesmo amigo, se a amizade é mesmo verdadeira, porque o amigo se ausentou para sempre de sua vida.

Um amigo verdadeiro não deseja que o outro chore para colher suas lágrimas. Não permite que os corvos destruam, com palavras tortas, torpes e confusas, a confiança em si mesmo, a auto-estima, enfim a alma e o espírito do amigo.

O verdadeiro amigo não expõe outro, seus sentimentos, sua vida pessoal ou mesmo pública, de modo a prejudicar o outro. O verdadeiro amigo percebe que o outro não está vivendo de brincadeira, que para ele tudo é real, que ele está sofrendo e adoecendo de verdade.

Um amigo não deixa o outro sofrer, chorar, sentir medo, ou morrer para a vida de alegria e amar.

O amigo de verdade estende a mão de forma segura e firme e não permite que “vizinhos de rinha”, venham propositalmente atrapalhar a vida do amigo.

O verdadeiro amigo sabe o que o amigo precisa, a palavra que ele necessita ouvir naquele momento de tempestade, de chuva, de trovoada interior.

Ele conforta, carrega, dá uma palavra de ânimo que o amigo possa compreender e não palavras dúbias, que tanto possam ser para outro ou para você.

Nada paga o preço de uma verdadeira amizade. Não há como comprá-la, e nem como pagá-la. Amizade é doação.

Mas só a tem, quem aceita o presente... e uma verdadeira amizade!
Maria
Enviado por Maria em 02/02/2007
Alterado em 14/07/2011
Comentários