Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos
Coisa Chata
Sabe aquele chato de galocha que te deixa louco, que te fulmina a paciência, que te nocauteia a alegria do dia? Aquele que chega perto de você só pra dizer:
- Você sabia que...????
Aquele chato sabe-tudo, que te importuna na fila do banco, nos corredores do supermercado, na farmácia, no balcão do posto de gasolina??? Pois é! Topei com um dia desses. Mas o meu chato era de arrepiar as penas de tão drasticamente chato que era.
E o pior que eu, sempre de língua afiada e pronta pra uma rinha ou desafio, estava totalmente despreparada, desarmada na hora do fatídico encontro. E ele me nocauteou. Definitivamente. Pedi água sem pestanejar.
Pois eu fazia dias dizia que ia fazer compras. Como odeio fazer isso, queria ir assim, como se estivesse indo ao shopping. Sem compromisso e deixar pra ver na hora o que precisava e se comprar. E esse dia foi anteontem. De manhã.
Deu a louca, peguei a bolsa, a chave, o carro e me mandei para o supermercado. Chegando lá procurei um daqueles carrinhos e comecei meu passeio pelos corredores.
No setor de travesseiros me lembrei das visitas que virão e coloquei dois no carrinho. E vai ver o preço do sabonete preferido, do xampu, essas coisas...
Por fim, acabei no setor de verduras. Foi o meu erro. Devia ter me desviado de olhar a cor da folha de alface. Por que? O chato estava lá. E, bingo!!! Me achou bem no meio de toda aquela gentarada. Como se eu fosse um imã!!! E já começou com a típica frase:
- A Sra. sabia...??? A Sra. sabia que a alface que tem a folha mais curta e mais verde tem maior concentração de...
Nem ouvi o que foi que ele falou mesmo e já cometi o meu segundo erro. Inventei de dizer meio irônica, meio sarcástica e já indo embora de fininho por ter identificado o chato:
- Não, eu não sabia não! Obrigada pela informação.
Pois o chato, feliz da vida que tinha encontrado mais uma vítima, agarrou-se à minha fala como se fosse uma tábua de salvação. Colou em mim que nem cola de sapateiro. E, não desgrudou mais. Que suplício!
- A Sra. sabe por que eles tem iluminação amarela nas prateleiras de verduras?
E nem me deixou falar e já foi respondendo (o chato ama isso):
- É pra dar um clima romântico, íntimo com o cliente, como se ele fizesse parte da família. Estimula a gente a comprar a senhora sabia?
Pra disfarçar, tirei o celular da bolsa e olhei as horas...
- Nossa! Que tarde! Tenho de agilizar... Dá licença?
E me fui, empurrando o carrinho...
Estava colocando cachos de uva no saco plástico, quando ouvi ao meu lado:
- A Sra. sabia que os cachos de uvas maiores (eu estava pegando os maiores da caixa) tem menos concentração de vitaminas nos grãos? Isso eu aprendi na televisão naqueles programas de agricultura. Eles disseram que a quantidade de vitamina que a planta leva para o cacho é a mesma, independente do tamanho do cacho. E por isso se um cacho tem mais uvas e maiores é natural que tenha menor quantidade de vitamina em cada grão...
Amarrei em silêncio o meu saco de cachos de uvas gigantes e rumei pra o setor de cocos. Revira um de cá, revira outro de lá...
- A Sra. sabia como deve se escolher um coco que tenha a maior quantidade de água dentro? É pelo peso. Às vezes pode ser um cocão daquele tamanho e no entanto tem só 300 gramas de água e um coquinho pequenino e pesado com 600 gramas de água dentro. Pra saber qual deles tem mais água tem de levantar e ver o peso. O mais pesado tem mais água. Não importa o tamanho...
Aiiiiiiiiiiiiii!!! Que eu já estava entrando em colapso...
Abandonei os cocos na prateleira e me mandei pro setor de carnes. Estava escolhendo entre os pacotes prontos qual não tinha gordura, quando o chato me achou outra vez:
- A Sra. sabia que é melhor comprar a carne no balcão? E pedir aquelas que estão dependuradas, pois aquelas que estão no resfriador embaixo delas são encharcadas do sangue que escorre das mesmas???
Blags! Que se foi toda minha vontade de comer uma carninha...
Enfim, desisti de fazer compras e me mandei pra fila do caixa. Nem bem tinha estacionado o carrinho numa fila vi o chato vindo em minha direção. Virei as costas e fingi olhar as revistas na prateleira...
Pois foi insuficiente fingir que ele não estava ali...
- A Sra. sabe por que eles colocam essas últimas gôndolas aí, bem pertinho do caixa?
Deus que ataie! Mas será mesmo que não ia me livrar do malfadado cola-em-mim?
- É pras pessoas que compram com os olhos e não pela necessidade...
Bah! Tonta de raiva e só pra contrariar, coloquei um pacote de "trident", bombons e uma revista no carrinho... E fui me espremendo no caixa pra ver se andava mais rápido a coisa...
Eu já nem respirava mais direito. Meu pulso estava acelerando. Passei as compras, paguei a conta e saí correndo com meu carrinho pras escadas rolantes. E o chato ficou preso no caixa. Graças a Deus!
Ufa! Tinha me livrado do inferno. Abri o porta-malas do carro, joguei tudo lá dentro, corri pro volante e me mandei do supermercado à toda.
De vez em quando olhava no retrovisor com medo de ver o chato num carro atrás de mim.
Cheguei em casa, pedi que tirassem as compras do carro pois eu estava sem condições físicas. O chato tinha me exaurido as forças totalmente.
Entrei no quarto, fechei a janela, a cortina, a porta, liguei o ar condicionado e me atirei na cama de olhos bem fechados de medo de ver o chato aparecendo sobrenaturalmente em meu quarto...
Fiquei horas lá, sem dizer nada... Inerte. Sem nem pensar.
Pois é. E foi assim. Hoje passados três dias ainda me arrepio toda só em pensar no chato.
Olha, escuta só... se você estiver em algum lugar e por acaso ouvir:
- O Sr. (Sra.) sabia ?????....
Finja que não ouviu, não responda, não fale, não diga nada! Fuja! Corra! Se esconda! Se atire num poço sem fundo!!!! Porque você acaba de fazer contato imediato com o chato !!!!
Maria
Enviado por Maria em 11/12/2014
Comentários