Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos

Nunca Desista dos Teus Sonhos

Eu também tenho medo de ter medo, mas aprendi que o medo me faz andar com segurança os caminhos que escolhi, porque antes de caminhar já verifiquei se o trilhar é possível. Certa vez, com um grupo, subi uma montanha. Não foi fácil, dados os empecilhos, a terra molhada. Eu não conhecia o caminho e segui os demais que o conheciam e sabiam ler as placas que apontavam a direção. Chegamos a um local que me assustou. Eram pedras enormes e um abismo. Todos foram passando e eu e mais uma pessoa, com medo, ficamos olhando. Todos já estavam do lado de lá e nós ainda do lado de cá, olhando para o abismo. Por fim, nós duas desistimos.

 

Optamos não atravessar o abismo por cima das pedras e de um tronco que ligava ambos os lados. O grupo seguiu o caminho e nós ficamos lá. Iniciamos a descida. Descemos correndo a maior parte do caminho. Aos chegar aos pés da montanha, procuramos água em vizinhos e, após, empreendemos o retorno às nossas casas.

 

Quando o grupo retornou vi as fotos e eu não estava lá. Descobri que só faltavam 100 metros para o pico, o cume. É a minha maior frustração não ter conseguido ir até o final por mais difícil que fosse o caminho.

 

O medo de cair no abismo me fez desistir. Hoje tenho a impressão que a pessoa que ficou comigo para trás só ficou por solidariedade, para que eu não ficasse sozinha e tivesse companhia em minha descida.

 

Quando penso que eu poderia ter visto também as montanhas ao redor, de que eu poderia ter olhado por cima das nuvens, da névoa e não o fiz por medo... É triste não me ver lá no alto com os demais.

 

Tínhamos o mesmo propósito, mas eu desisti por medo. E estava tão perto, tão, tão próxima do ponto final, o cimo da montanha.

 

Então, tenho medo de ter medo, pois sei que o medo paralisa, faz retroceder tudo que já se andou, faz desistir.

 

Mas aprendi também, que se há a possibilidade de ter medo eu posso verificar o caminho e descobrir qual é mais seguro ou como atravessar um abismo com segurança. Se tivesse pedido ajuda alguém me ajudaria a atravessar... mas não o fiz.

 

Desisti.

 

Nunca desista dos teus sonhos !

Maria
Enviado por Maria em 21/01/2023
Comentários