Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos
Da Compaixão
E sobre a compaixão ele fala que "o caminho da compaixão nem sempre significa ter um sorriso nos lábios ou fazer tudo o que nos pedem. Significa tentar sempre assegurar o bem  estar dos outros e nunca hesitar em  nossa intenção fundamental de trazer benefício" a todos os seres.

Ele afirma que "a compaixão não é uma teoria. É um sentimento, uma experiência. Não é algo que possa ser adquirido, nem é criada por qualquer processo bioquímico. A compaixão brota de forma imediata no momento em que nos deparamos diretamente com o sofrimento" dos seres.

Em meio a minha reflexão procurei contemplar o sofrimento de todos os seres e sentir compaixão.

Lembre daquela vez que chorei e a mente se embaralhou toda em meio às minhas lágrimas. Depois, lembrei que ele fala que isso pode acontecer e então me acalmei e deixei o amor inundar minha mente. Desejei que aqueles que estão em sofrimento sejam libertos e que também encontrem a luz como eu encontrei. Procurei fazer como aprendi tão pacientemente.

Ele diz que "para fazer brotar a compaixão, precisamos nos colocar no lugar das pessoas". Se formos "indiferentes e isolados, nos tornaremos insensíveis", "mas, se imaginarmos vividamente a realidade" do outro, "nos mínimos detalhes, a resolução compassiva de aliviar o seu sofrimento surgirá naturalmente". Para ele, a compaixão não reduz só o sofrimento do outro, mas também "reduz o nosso sofrimento, põe a nossa experiência em perspectiva e nos liberta das estreitas amarras do foco autocentrado".

Ele diz que quando isso acontece é então que podemos começar a aliviar o sofrimento dos outros. Ele também fala que a felicidade do outro, com o tempo de aprendizado, vai nos trazer regozijo. Assim como hoje, nossa prática espiritual, nós estarmos no caminho espiritual, rezando, meditando e criando virtude, traz regozijo para o outro.

Eu já tinha entendido, com os incentivos que recebi, que alguém se regozija comigo. E fiquei feliz por isso. É bom saber que o caminho da prática reflexiva e da oração não é solitário e que alguém se regozija com cada passo e vitória alcançada por mim.

E fico muito feliz também que já começo, eu mesma, a ver avanços em minha caminhada. Isso me realiza, me traz felicidade e me empurra pra frente. Por isso, nesta noite peço: a libertação do auto centrismo, um coração compassivo que nunca hesite na intenção de aliviar o sofrimento e de trazer benefício para todos os seres... e que eu permaneça firme no caminho da luz... Amém!
Maria
Enviado por Maria em 13/03/2024
Comentários