Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos
A Culpa é Nossa Lula!!!
E estamos em período eleitoral. É tempo de pensar em votar. E pensando nisso lembrei que por ocasião das eleições para presidente, durante a propaganda política, um anjinho, fã incondicional do Lula, grita:
- Mãe, né que o Lula faz mais do que o Geraldo?

Fiquei pensando no que faria o Lula mais do que o Geraldo.

Sim - pensei - Lula faz mais do que qualquer um neste País. Confusões então nem se fala. Desde seu início, na primeira fase, quando brigou com Deus e todo mundo. E depois foi se enrolando nos fios de sua própria incompetência.

Veja o programa Fome Zero por exemplo. Uma vergonha. Fico pensando no slogan. Bem pensado...

Um prato vazio... Já notou?

Como é possível matar a fome com o prato vazio? O povo tem fome senhor presidente. Falta pão na mesa, falta verdura, o leite, o feijão. E o povo não precisa só de comida. Precisa de escola, de lazer saudável para os filhos, de casa para morar, de reconquistar a cidadania, ter trabalho para poder ele próprio comprar o seu pão.

E o SUS? Um caos.

Olha só o que acontece por aí:

Um conhecido meu, esperava a três anos por uma cirurgia de vasectomia. Depois de tanto esperar, marcaram a dita cuja para o mês de setembro do terceiro ano de espera. Sabe o que aconteceu? Num único deslize a mulher engravidou.  Em agosto! Por ironia engravidou um mês antes da tal cirurgia. A cirurgia ele fez em setembro daquele ano, mas a filha Aline, também já estava feita e nasceu em abril do ano seguinte.

Tem cabimento um troço desses? Não o fato dela ter engravidado, que isso pode acontecer com quem não está prevenido...

Mas o que me revolta, é que pode estar acontecendo isso com muitas outras famílias, do tipo que acompanho, que já possuem cinco ou seis filhos e vivem de forma paupérrima, dependendo sempre das benesses da assistência social e das outras pessoas.

E se fosse um outro tipo de cirurgia? Uma doença grave?

Uma conhecida caminhava na calçada de nossa cidade quando voltava do trabalho, pisou num buraco e caiu. Resultado: Quebrou o pé.
Acabou na fila do SUS.
Colaram o tal do osso, mas colaram errado. E o único recurso para consertar é uma cirurgia.
Que já foi marcada inúmeras vezes e desmarcada o mesmo número de vezes também.
Ficou afastada do trabalho por um ano por causa do acidente. Vivendo do auxílio doença.
Um dia, na mesma fila do SUS, decretaram que ela teria de voltar ao trabalho. Mas ainda não tinha feito a tal da cirurgia. Continuava na fila, esperando...
E o pé continuava o mesmo, daquele jeito... mas o médico determinou que ela deveria voltar ao trabalho.
Já se passaram dois anos. Hoje ela nem trabalha mais, e continua na fila do SUS, esperando e esperando e esperando a tal da cirurgia...

E quantos não morrem na fila do SUS?
Um caos...
Isto é uma vergonha, como diria o saudoso Bóris Casoy.

E pergunto-me onde está o PT, aquele aguerrido lutador que enfrentava o governo, e que suplantava qualquer batalha? Nunca fui petista de carteirinha mas quando tocava de brigar éramos todos PT. Ou não éramos?

E agora? Cadê o partido?

Sumiu pelo gargalo da incompetência, da falta de respeito, da ganância, do egoísmo de alguns de seus integrantes.

Que pena...

Mas, a culpa não é do Lula.

A culpa é nossa, do povo brasileiro. Nós que largamos tudo nas mãos dos políticos. Nós que nos omitimos, que nos afastamos, que temos medo de falar, de gritar, de lutar e de fazer.

O pecado é nosso. Pagamos por ele a cada pedaço de pão que precisamos comprar.

Redenção? Sim pode haver. Na hora do voto. Na hora do voto para a prefeitura e câmara de vereadores daqui uns dias. Vamos pensar bem. Pensar muito antes de vender ou entregar de bandeja o nosso precioso votinho.

A redenção pode vir na hora do voto para a escolha do próximo presidente. Mas para esse, temos de esperar mais dois anos. Então, Ah! então nos redimimos. Então podemos nos redimir e dar o primeiro passo para arregaçar as mangas da camisa e lutar por nosso País, nossa Pátria amada, Brasil!

Mas podemos fazer mais do que isso. Podemos começar a lutar hoje. Exigir mudanças, brigar para conquistar melhores condições de vida...

Vamos à luta!!!

Maria
Enviado por Maria em 02/09/2008
Comentários