Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos
Escravatura do Destino
Não acredito que nossas vidas estejam escrituradas, escravizadas e determinadas para o sofrimento ou a alegria. Se fosse assim, de nada adiantaria o conhecimento, a busca do saber, a vivência que aprende, a experiência que ensina. Não seriam necessários os aparatos de estudo, as tecnologias avançadas em tantas áreas da vida. Na verdade, somos nós que escolhemos o nosso caminho. Somos nós, livres por decreto, que tomamos as decisões em nossa vida. Não posso decidir por você. Ninguém pode decidir por você a não ser você mesmo. Se você caminha para o sofrimento, se o vive, não é porque alguém escreveu que tua vida seria assim. Você pode tomar decisões, ter atitudes, fazer coisas que te permitam viver diferente, mudar o rumo. E mesmo que hoje só consigas ver as trevas, a dor e o sofrimento diante de ti, não culpe o destino, nem a vida, nem Deus, como os escritores deste destino. Uso as palavras de alguém para dizer: "Sei que falo sem base", pois eu mesma já fiz isso muitas vezes.
Foram opções que fizeste no passado, decisões que tomaste várias, ou uma vez na tua vida, que agora talvez sejam entraves para a tua completa felicidade. Claro que muitas decisões que tomamos podem afetar a vida do outro, ou o contrário, decisões que o outro toma podem afetar a nossa vida. Nisso eu acredito. Não só acredito, como tu sabes, que decisões que tomaste afetaram profundamente o meu viver. e a recíproca também pode ser verdadeira. Assim como acredito nisso, acredito que sempre podemos retomar estradas que perdemos, continuar caminhos que paramos, mudar rumos que desviamos. Mas precisamos ter a certeza do que queremos para a nossa vida. Acho que isso é coisa mais importante: saber o que se quer. Para poder sonhar e lutar por isso. Com todas as forças do nosso ser.
Maria
Enviado por Maria em 02/08/2011
Comentários