Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos

Ela dançava de olhos fechados

Ela dançava de olhos fechados. Não precisava ver porque poucos se encontravam na pista de dança.. Toda de vermelho atraia a atenção. Também porque, para alguns ali presentes, ainda era uma lembrança. Havia residido naquela cidade até seus 14 anos e só haviam se passado quatro desde o dia que partira.

 

Ela dançava de olhos fechados. Era mais fácil lembrar os movimentos e, assim,  não sentia timidez ou vergonha. Era muito tímida. Fora àquele lugar com a prima e o namorado. A convidaram de última hora. Vestiu o macacão e a sandália e foi.

 

Era a primeira vez que entrava numa discoteca. Antes disso, só dançava em casa -  com os filmes de Olívia Newton-John e John Travolta - ou nas festas de família, casamentos (com o pai, irmão, tios, tias e primos).

 

As luzes, a semiescuridão, tudo a encantou...

 

Logo foram para a pista de dança e quando as músicas que amava foram tocadas, ela fechou os olhos e dançou - 

sozinha.

 

No entanto, ele veio. Lá detrás de um grupo surgiu e, sem pedir licença, a acompanhou na dança. Logo estavam apenas os dois, dançando as músicas mais loucas...

 

Ela se libertou de todos os medos e da timidez e dançou como uma criança. Os dois combinavam os movimentos e havia momentos em que ela percebia que as pessoas que a conheciam do passado, a olhavam perplexas. Era mesmo ela? Aquela menininha ruiva, sardenta, risonha, engraçada, mas profundamente tímida - que havia deixado a cidade e os colegas do ginásio para trás? Era ela aquela garota que vivia embutida em um livro e nunca saía de casa a não ser para ir à escola, às aulas de teatro e à igreja se confessar pelo que nunca fez? 

 

Era. E ela dançava como um colibri ao redor de uma flor.

 

Quando tocaram as músicas "lentas", ele a tomou em seus braços e dançaram coladinhos. Não se conheciam, mas só precisavam se olhar e dançar. Dançar, dançar e dançar...

 

Em um momento, ele parou e a convidou para ir ao balcão da varanda da discoteca. Ficaram lá, lado à lado, braços no balcão, olhando a noite enquanto ele fumava um cigarro... (...). De vez em quando, o colocava em sua boca para que também tragasse.

 

Silenciosos ficaram ali por muito tempo. Não havia o que dizer. Eram apenas companheiros de dança e de balcão.

 

Quando voltaram para a pista de dança, esta estava lotada. Dançaram até cansar e depois sentaram ao lado da prima e o namorado para conversar. Ela não falava. Eles se conheciam, ela não.

 

Em um determinado momento, a prima anunciou que iria para casa com o namorado. Ela queria ficar. Então combinaram que o moço a levaria. A prima e o namorado se foram e ela ficou com o rapaz.

 

Dançaram toda a madrugada. Altas horas ela, cansada, pediu para ir. Saíram pelas ruas de mãos dadas. Ele falava pouco e ela mal conseguia expressar uma sílaba. Tímida, só queria caminhar, assim, assim, de mãos dadas.

 

Ele a levou até o portão. Esperou a prima abrir a porta e se despediu, tocando sua face com os dedos e depositando um beijo em sua bochecha. Ela esperou que ele fosse e, silenciosamente, entrou.

 

Nunca mais se veriam. Mas a lembrança desse dia em que ela dançou a noite toda com um desconhecido nunca se apagou.

 

Às vezes ela se pergunta por onde andaria ele. Com que Maria estaria dançando hoje?

 

Ela? Nunca mais - nos braços de um homem - dançou...

Maria
Enviado por Maria em 08/06/2024
Alterado em 08/06/2024
Comentários