Maria
Prosa e Poesia
Capa Textos Fotos Livro de Visitas Contato
Textos

Contrastes de Maria

Ah, e tanto queria calar. E tanto tentei. E até calei. Por algumas horas... eu sei... É que não sei lidar com esse fluxo de palavras que "fala sem saber o que falar" dentro de mim. É como se fosse uma corrente de pensamentos que fluem diretamente da alma, carregados pela necessidade de expressar o que é inerente à condição humana: a transitoriedade, as saudades que nos definem, os contrastes que moldam nossa existência. Sim, talvez você tenha razão. Falar da transitoriedade dos afetos e do mundo e tudo que o move, é reconhecer que tudo o que vivemos é passageiro, mas ao mesmo tempo profundamente significativo, pois deixa marcas que se eternizam na memória.

 

As saudades e as lembranças, sejam elas de dor ou de felicidade, tecem a narrativa, a história da nossa vida, dando sentido ao nosso viver e ao nosso caminhar. O medo e a esperança são dois lados de uma mesma moeda, sempre presentes, moldando os sonhos e as expectativas que carregamos em nosso peito, em nosso coração. A ambivalência dos sentimentos, por mais desconcertante que seja, também nos permite vislumbrar a serenidade que vem com a compreensão – quando o coração, finalmente, entende seu propósito - ah! o meu entende, ele entende o sentido de existir...

 

Como calar? Só sei derramar palavras. Nasci com tantas dentro de mim e não sei lidar com nenhuma. Então, se falo da vida, do mundo, das coisas do mundo, do poema do poeta... essa fala é um depoimento, um reflexo daquilo que viceja em meus pra dentro não só nos dias de primavera, mas também nas madrugadas frias, onde o que habita o "relicário da alma" é o que verdadeiramente nos define. É como se, ao falar, eu estivesse desvelando camadas de sentimentos que são ao mesmo tempo íntimos e universais, que são capazes de pintar um retrato do que significa ser humano e ao mesmo tempo, uma imagem, até mesmo meio etérea, do que significa ser eu mesma. Assim, assim... tão Maria que, muitas vezes, nem me ouso Ser...

Maria
Enviado por Maria em 04/10/2024
Alterado em 04/10/2024
Comentários